sábado, 30 de janeiro de 2010

ARTE DE SER UM MUNDAMUNDISTA

por Eduardo Lino

“Os Mundamundistas foram tão importantes para o verão de 1996, quanto os Novos Baianos para o verão de 1969...”

Foi nos idos de 1994, que tambores ecoaram e surgiram em cena os Mundamundistas. Pelo menos na minha vida, até onde eu me lembro, foi neste ano que eu ouvi falar de uma banda nova e diferente, legitimamente baiana, que andava tocando de vez em quando, nos arredores de Salvador.
Acho que foi em 1995, a primeira vez que me deparei diante daquele show. “Meia-noite se improvisa”:
-Depois de outro banquinho, e outro violão, aplausos e de repente sobem no palco, “um grupo animado”...
Eram muitos, ocupando aquele imenso vazio, de repente cheio de energia. Guitarras pesadas, influências circenses, e uma liberdade... O espetáculo se estendeu, e o que deveria ser só uma música, pelo que lembro, foram várias...
Os shows também foram vários, em lugares tão alternativos quanto aquela banda baiana que parecia um arco-iris, cheia de cores, letras e o “Amor”, palavra chave nas canções também cheias de “La, La, La, lá”
Divertido, o show contagiava meio mundo de gente, que também de repente quebrava aquele gelo dos anos 80, e começavam a cantar os refrões e a dançar...
“Homem não chora”, mas e dançar, pode ?
No Teatro Vila Velha podia!!! E foi lá que aconteceu em Dezembro, Janeiro ou Fevereiro de 1996, o REVILAVOLTA. “ Tudo se cruza, tudo está entrelaçado, entrela...”
Outros trechos de canções como “ O Brilho do Ouro” ainda povoam as minhas lembranças, e me desafiaram naquela época de secundarista pré-universitá rio, tentando a compreensão poética, lógica e anárquica...
Dá saudade dos shows, das intervenções artísticas e principalmente da coragem daqueles que tomaram as rédeas dos microfones e soltaram palavras antigas e novas, misturaram inglês com baianês, por isso parei pra escrever sobre eles hoje...
Os Mundamundistas nunca acabaram...Eles evoluíram e assim como os Beatles, se transformaram. ..Se transformaram primeiro nos “Palhaços do Universo”, e outros nomes de bandas que não deram tão certo. Talvez eles tenham deixado de ser “criaturas” e hoje já sejam “criadores”...
Pais de Família, tiraram a pintura do rosto, largaram os instrumentos de lado e foram carregar os seus filhos...pois quem prega o “amor”, colhe o “Amor”...e hoje já não fazem mais shows, aliás, há muito tempo...
Para quem não sabe quem foram Os Mundamundistas, mando um link do youtube onde eles ainda continuam vivos:www.youtube. com/watch? v=P0z1Hr5e- -sSe tivesse que encontrar um sinônimo para Os Mundamundistas, hoje eu diria:-Camaleônicos !!!Não adianta se camuflar de pessoas normais, vocês são OS MUNDAMUNDISTAS !!!

Nenhum comentário: